segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lista de discussão (mailing-list)


Sou assinante de algumas listas de discussão como usuários Debian em português e dos usuários do Ubuntu no Brasil. Estou acostumado a usá-las normalmente. Ontem, durante a aula, apareceu a ideia de criar-se o email da sala (endereço web comunitário). Sugeri então que também fosse criado a lista de discussão da turma. A ideia causou certa estranheza pois parecia que era o único familiarizado com esse tipo de ferramenta. Tentei esclarecer do que se tratava; entretanto entendo que a melhor forma de entender o que é esse recurso é utilizando-o (sei porque também não compreendia muito bem antes de assinar as listas acima citadas).
Na Wikipédia há uma página que disserta sobre lista de discussão. Tentarei explanar o funcionamento de uma lista:
  1. Assina-se a lista para tratar de determinado tema.
  2. Comumente, apresentamo-nos a lista enviando um email.
  3. Esse email é enviado ao servidor da lista, o qual copia a mensagem para ele e reenvia a todos os usuários da lista
  4. Todos recebem a mensagem de apresentação via email. No cabeçalho o endereço da lista consta como remetente.
  5. As mensagens ficam armazenadas no servidor para pesquisas futuras.
  6. As demais mensagens seguem o mesmo princípio.
Há algumas coisas que podem mudar de uma lista para outra.
  • Existem listas que são públicas, as mensagens armazenadas no servidor ficam disponíveis para pesquisa a qualquer pessoa da web. As listas privadas são mais comuns onde apenas os usuários podem visualizar as mensagens.
  • Geralmente as inscrições são aceitas por um moderador ou administrador da lista, mas há listas que aceitam inscrições de qualquer pessoa sem aprovação prévia. Os moderadores são responsáveis pela boa conduta dos participantes e evitar SPAMs.
  • Há listas que não aceitam código HTML ou anexos nas mensagem.
  • Algumas listas ocultam o email do remetente para evitar SPAMs e fomentar a discussão na lista.
  • Via de regra o que é perguntado na lista deve ser respondido na lista. Sua dúvida pode ser a de outros.
Criei a lista no Yahoo! Grupos no sítio http://br.groups.yahoo.com/group/turma20falbe . As mensagens poderão ser visualizadas no sítio acima. Ainda será possível compartilhar links, fotos, arquivos, tabela, banco de dados, agenda , criar e participar de enquetes. Para se cadastrar é só enviar um email para turma20falbe-subscribe@yahoogrupos.com.br ou coloque seu email no gadget do Yahoo! Grupos ao lado aqui mesmo no diário da Jú. Qualquer dúvida em relação ao grupo envie um email para turma20falbe-owner@yahoogrupos.com.br .
Para responder ou começar uma discussão envie email para turma20falbe@yahoogrupos.com.br ou acesse o sítio do grupo e escolha a opção enviar abaixo de mensagens.

Dica importante: Caso a lista gere um volume muito grande de correspondência, é bom criar um filtro de mensagens para tirá-las da caixa de entrada e colocá-las em uma pasta específica. Assim seu email ficará muito mais organizado. Os filtros podem ser criados tanto localmente quanto no próprio servidor do email; depende de como você acessa seu email. Qualquer dúvida em relação a filtros poste um comentário.

(fonte:Wikipédia em português)

domingo, 13 de setembro de 2009

De volta aos livros.

Ontem começou as aulas do curso de complementação em administração de empresas. Para os que não sabem sou gestor em segurança pública. A FALBE oferece aos gestores a complementação do curso para graduar-se em administração. De antemão gostaria de agradecer um colega de trabalho pelo incentivo, desprendimento e orientações sobre a dinâmica do curso. Obrigado Carlos Oliveira.
Voltando ao escopo do post, estou estudando novamente. Escrevo para registrar minha satisfação e motivação em voltar a estudar. Não é dessa vez que concluo a graduação em engenharia elétrica. Quem sabe depois desse um ano e meio.